Projeto – CASIO Brasil

Estudo de caso com finalidade de reescrever a jornada da pessoa usuária após comprar um produto pelo site oficial da CASIO Brasil.

Objetivo do projeto

Comunicar de forma clara, concisa e efetiva o status do pedido enviado por e-mail após uma compra realizada no site da CASIO, considerando a história da marca e tom de voz utilizado em suas redes sociais, tendo em mente as dores das pessoas usuárias.

Importante destacar:

  • Informar o número do pedido e como acompanhar as atualizações;
  • Deixar claro que o pedido foi realizado com sucesso;
  • Dar liberdade para que a pessoa usuária possa entrar em contato caso tenha dúvidas.

Detalhes

Ao comprar um relógio vintage no site oficial da CASIO, a pessoa usuária recebeu um e-mail automático com links quebrados, comunicação robotizada e títulos suspeitos. Exemplo: o remetente é identificado como “Sales” e o e-mail foi para spam.

Como o link de acompanhamento do pedido está quebrado, a pessoa fica à mercê das atualizações via e-mail, que demoram a chegar.

Os textos não passam confiança à pessoa usuária, criando sentimentos de confusão, indecisão e frustração. Será que ela receberá o produto?

Tom de voz

Comprar um relógio, uma calculadora ou um instrumento musical confiáveis são dores que a CASIO promete resolver. Suas publicações no instagram informam sobre os produtos de maneira conversacional, mas com um entusiasmo moderno. O uso de emojis e smiley faces “=)” esporádicos transmitem uma leveza sem apelar ao caricato.

  • Informativo
  • Conversacional
  • Entusiasmado

Meu papel no projeto

  • Identificação do problema;
  • Pesquisa;
  • Definição do tom de voz, hierarquia da informação e jornada;
  • Desenvolver os textos de acordo com a pesquisa realizada;
  • Criação das telas e organização da pesquisa no Figma.