Este é um arquivo com o texto principal da newsletter. Se quiser acompanhar o conteúdo completo todas as segundas-feiras, clique aqui.


Eu nasci no interior, cresci vendo as minhas avós e minha mãe fazendo tudo em casa: pão, geleia (que chamamos de chimia), macarrão, bolachas de manteiga e até mesmo chocolates durante a Páscoa.

Hoje sei fazer minha própria geleia, tenho conhecimentos básicos se ficar com vontade de fazer um pão e de vez em quando coloco um bolo de mel no forno. A sensação é boa e sempre sinto um aconchego quando faço isso. Desta forma, quando não tenho a oportunidade de comer pão caseiro, tento encontrar algo que desperte os mesmos sentimentos.

O mais legal é que na semana passada descobri que o atacadão do meu bairro vende pacotes com 2kg de pão francês. Agora criei a minha própria rotina de deixar o pão crescer e assá-lo sempre que tiver vontade de comer. São essas pequenas coisas que deixam o meu dia um pouquinho mais feliz.

Falando em coisas que dão conforto, resolvi assistir aos filmes do Studio Ghibli, pois até então nunca tinha visto nenhum deles. Comecei por O Serviço de Entregas da Kiki e fui surpreendido pelo clima reconfortante da história sobre uma bruxinha que vai morar na cidade e acaba ficando em um quarto nos fundos de uma padaria. Ela vira “motoqueira do iFood”, mas nesse caso entrega pães usando a sua vassoura voadora.

 O Serviço de Entregas da Kiki - 1989
O Serviço de Entregas da Kiki – 1989

Além de todo o aconchego que o filme traz, ele também presenteia os expectadores com um visual lindo. Para fazermos uma fotografia nem sempre precisamos ver outras fotografias. Eu já falei sobre isso neste vídeo. Uma animação pode nos ensinar muito sobre composição, iluminação e como criar uma cena.

Meses atrás indiquei esse filme como uma obra confortável de se assistir. Hoje, trago O Serviço de Entregas da Kiki para você ficar tranquila na sua casa comendo um pãozinho quente enquanto bebe um café (ou outra bebida da sua escolha).

 O Serviço de Entregas da Kiki - 1989
O Serviço de Entregas da Kiki – 1989

E aqui duas fotos de quando tirei férias na minha ex-cidade, em 2016. Observe que eu só tenho fotografias da mesma época, pois foi a última vez que viajei para lá. No último post também falei sobre isso.

Eu amei tanto essa iluminação e a forma como o pão ficou desenhado pela luz de final de tarde entrando pela janela. É desse tipo de conforto que eu falo quando indico filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s