Este é um arquivo com o texto principal da newsletter. Se quiser acompanhar o conteúdo completo todas as segundas-feiras, clique aqui.


Eu amo ver a praia durante o inverno. Existe algo nela que se desprende completamente do conceito de verão ensolarado e pessoas aglomeradas em pequenos espaços de areia. Ao contrário do que possa parecer, ela não é melancólica, especialmente em dias nos quais o céu está aberto e as nuvens passam apenas para dar um alô. A iluminação é diferente, mais sutil, dourada e se encaixa perfeitamente com a agitação do mar, que parece ganhar vida durante esta estação do ano.

As pessoas se divertem no amplo terreno que fica disponível, pois não há tantos turistas para encher o tapete amarelado. É possível ver crianças jogando bola, famílias caminhando, cachorros correndo e brincando com as ondas. Eu posso aproveitar o cenário para fotografar a calmaria misturada com a rara euforia de um ou outro mais animado pelo calor de julho.

Nada disso me incomoda. É legal ver como os comportamentos se diferem dependendo da época do ano. Há uma harmonia, um certo comprometimento entre as pessoas de que aquele momento é para relaxar e não para se jogar na loucura das férias de verão. Como observador, para mim a praia no inverno é ouro. Como fotógrafo, registro o oposto, vou contra a maré, deixo que a cena se organize na minha frente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s